Arritmia Cardíaca: Confira os 10 principais sintomas da arritmia cardíaca
Você sente seu coração descompassado, socos no peito, sensação de sufocamento no pescoço? Isso pode ser arritmia cardíaca. Nesse artigo, serão apresentados os 10 principais sintomas de arritmia cardíaca, além de explicar sobre algumas causas de arritmia, como identificar arritmia cardíaca e quando a arritmia é perigosa.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), no Brasil mais de 20 milhões de pessoas têm algum tipo de arritmia cardíaca. Além disso, as arritmias são responsáveis por mais de 320.000 mortes súbitas, no Brasil, por ano.
O que é arritmia cardíaca?
O termo arritmia se refere à qualquer mudança nos batimentos cardíacos. Quando falamos em arritmia cardíaca, estamos falando da parte elétrica do coração. As arritmias têm a ver com a parte elétrica, elas ocorrem quando os impulsos elétricos, que servem para coordenar seus batimentos cardíacos, não funcionam corretamente.
Os impulsos elétricos podem acontecer muito rápido, o que chamamos taquicardia, muito lentamente, o que chamados de badicardia, ou de forma irregular, fazendo com que seu coração bata fora do ritmo, como no caso de fibrilação atrial. Muitas pessoas têm arritmias e não apresentam sintomas, mas algumas arritmias cardíacas podem causar sinais e sintomas incômodos, às vezes até fatais. Quando o músculo cardíaco está com problema, há um maior risco de arrtimia mais grave/maligna, e até mesmo de morte. Além disso, se uma artéria está entupida, com defeito, ou mesmo se está tendo infarto, o risco de arritmias cardíacas e fibrilação ventricular potencialmente fatais é aumentado.
O que é um batimento cardíaco normal?
Cada vez que você sente seu pulso, você está sentindo o bombeamento de sangue para o corpo. Mas, como o coração faz esse bombeamento? Depende dos impulsos elétricos atingirem os ventrículos, fazendo com que eles se contraiam e, assim, bombeiam sangue para os pulmões (ventrículo direito) ou para o resto do corpo (ventrículo esquerdo). Então, se você cronometrar 6 segundos e multiplicar o número de batidas, que você sentiu nesse tempo, por 10, você obterá o número de batidas por minuto. Ou, você coloca o oxímetro no dedo e verá qual a sua frequência cardíaca naquele momento.
Qual a frequência cardíaca normal?
Em um coração saudável a frequência cardíaca em repouso varia entre 50 a 100 batimentos por minuto. Ela tem que ser regular, como um relógio. Se ao sentir o seu pulso, o seu coração falha, ou se o seu coração acelera de uma hora para outra, ou está totalmente fora de ritmo, você pode estar com arritmia cardíaca.
Nem todas as taquicardias ou bradicardias significam que você tem uma doença cardíaca. Se você for correr, sua frequência cardíaca tem que acelerar, tem que passar de 100 batimentos, é o que chamamos de taquicardia sinusal, nesse caso potencialmente benigna. Mas, durante o sono, como você está bem relaxado, é comum que os batimentos cardíacos sejam mais lentos, às vezes mais lentos que 50 bpm.
Quais são os tipos de arritmias?
- Taquicardias: em que os batimentos são maiores que 100 batimentos por minuto;
- Bradicardias: os batimentos são menos que 50 batimentos por minuto;
- Arritmias supraventriculares: arritmias originadas acima dos ventrículos, nos átrios;
- Arritmias ventriculares: se originam no ventrículo, são mais graves.
- Bradiarritmias: arritmias lentas que podem te a ver com algum problema no sistema de condução do coração.
Quais os 10 sintomas de arritmias cardíacas?
Em primeiro lugar, as arritmias podem produzir muitos sintomas diferentes, que dependem do tipo de arritmia que você está tendo.
1- Tontura
Se você tem uma arritmia que faça com que seu coração bata muito rápido ou muito lento, você pode sentir tontura ou uma sensação de cabeça vazia. Isso acontece porque o coração não consegue bombear o sangue com eficácia, por causa da arritmia.
2- Angina (dor no peito)
Algumas vezes a frequência cardíaca pode ficar tão rápida, que você pode sentir uma dor ou desconforto no peito, chamada angina. Isso porque há uma redução relativa do fluxo sanguíneo.
3- Fadiga
Quando as câmaras atriais vibram em vez de se contraírem, como no caso da fibrilação atrial, elas não conseguem bombear sangue suficiente. Por isso, o sangue rico em oxigênio não alcançará os tecidos de maneira correta e os músculos, órgãos e cérebro ficam sem combustível, fazendo com que você se sinta cansado e fraco.
4- Desmaio
Uma arritmia pode causar síncope, que é o desmaio, da mesma forma que pode causar tontura. Pois, o coração não consegue bombear sangue de forma eficaz e o sangue não atinge o cérebro na quantidade correta.
5- Batimento cardíaco rápido ou forte
Esse é o sintoma mais comum de palpitação, porque o coração está batendo rápido de fato. Por isso, cheque seu pulso e veja quantos batimentos você está tendo. Lembre-se: 6 segundos e multiplique a quantidade de batimentos por 10. Se estiver acima de 100, você está com uma taquicardia, e vale a pena você procurar o pronto socorro.
6- Falta de ar
Lembre-se: falta de ar nunca é normal. Por isso, procure um pronto socorro, especialmente se o seu pulso estiver alto ou baixo demais, ou irregular.
7- Sensação de vibração ou palpitação no pescoço
Às vezes as pessoas sentem “soquinhos” no peito ou no pescoço, que duram muito tempo, e logo pensamos em uma taquisupra. Mas, algumas pessoas sentem essas vibrações como extrasístoles, que são aquelas falhas no batimento.
8- Suor
Suar durante a atividade física ou em climas quentes é saudável. Mas, quando você está parado e sentindo o coração acelerado, desconforto no peito, braço, pescoço ou mandíbula, pode ser algum indício de algo mais sério. Se você começou a suar frio do nada, é melhor procurar um pronto socorro imediatamente.
9- Ansiedade
Quando a pessoa está muito ansiosa pode aumentar o risco de arritmia cardíaca. A pessoa não está dormindo direito, está com a adrenalina lá no alto, hiperventilando… Mas, se você estiver tendo uma arritmia pelo mal estar, você se sente meio apavorado, não consegue ficar parado, por causa desse desconforto. Então, é melhor procurar um pronto socorro.
10- Queda de pressão
Às vezes o coração pode bater muito rápido ou muito lento, fazendo com que sua pressão caia. Por isso, se você passar mal e aferir a pressão e ela estiver baixa, o pulso meio estranho, tem algo errado. É bom procurar um pronto socorro.
Fonte: Arritmia
AVISO LEGAL
O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.