Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Amamentação: Confira 04 problemas que podem ocorrer na amamentação

Chegou o bebê tão esperado! Que maravilha né? É hora de amamentar! Mas, ele precisa de alguns cuidados, principalmente nestas fases iniciais! Sempre que for realizar a amamentação do bebê, será preciso alguns cuidados especias.

Cuidados necessários

  • Coloque o bebê em contato com o seu corpo, é preciso ver mais da aréola por cima da boquinha que abaixo dela, o ideal é a boquinha de peixe, assim ele consegue sugar melhor!
  • Depois que terminar, é só esperar para arrotar e pode deitá-lo, certo? Errado, tem crianças que nem arrotam, sabia? Arroto não é parâmetro, o ideal é manter a criança em pé no colo, por mais ou menos 30 min após a parada da amamentação, assim você evita o refluxo do leite materno!
  • Ah, outra coisa! Não se esqueça de revezar entre as mamas oferecidas, assim você vai evitar que o leite se acumule nelas e te cause problemas, como inflamação (Mastite) ou até formação de pus (Abcesso). Espero que tenha te ajudado à facilitar um pouco essa jornada maravilhosa, mas ao mesmo tempo desafiante!

Problemas com a amamentação: Dor

A dor durante a amamentação geralmente ocorre com os mamilos que ficam doloridos e sensíveis. O bebê irá alimentar a cada duas horas, o que significa que o problema se não for solucionado irá só piorar.

Algumas mães reclamam que o seio chega a sangrar. E o que fazer?

Primeiro passo é acalmar e aliviar a dor… as próprias gotas do leite materno ajudam a aliviar. Mas você pode optar por uma almofada de hidrogel após a mamada que resfriam o local e acalma a pele. Há cremes com propriedades calmantes para a pele que você pude usar.

Tente educar a pega do seu bebe . Seu bebê não pega corretamente é a causa mais provável da dor da amamentação. Seu recém-nascido deve ter uma grande porção da parte inferior da aréola (a pele escura ao redor do mamilo) na boca quando mamar, com o mamilo contra o céu da boca, segurado suavemente por baixo com a língua.

Problemas com a amamentação: falta de leite

Muitas mulheres reclamam de pouco leite ou até mesmo falta de leite. Analise a situação, pois, ocorre que incialmente, é normal que tenha pouco leite devido a mudanças hormonais que acionam sua produção de leite acontecem lentamente. No entanto, se você não perceber esse aumento gradativo, será necessário buscar ajuda.

Procure o apoio de um especialista em lactação, o seu médico que te acompanha será capaz de avaliar se você tem um problema de produção de leite

Outra dica é: na primeira semana após o nascimento, seu recém-nascido desejará se alimentar pelo menos a cada duas ou três horas (talvez mais!) Durante o dia e a noite. Essa frequência ajuda a aumentar sua produção de leite. No entanto, você não pode fazer uma programação a risca, deve respeitar a sua demanda e a do bebê.

Problemas com a amamentação: muito leite

Do contrário, muitas mulheres reclamam do excesso de leite produzido que chega a vazar. Fazendo com que seus seios comecem a doer e ficar duros, mesmo logo após a mamada. Diante dessa situação algumas medidas podem ser tomadas:

Extraia um pouco de leite manualmente no início de cada mamada para reduzir a força de sua descida.

Use uma toalha  para absorver o leite se seu bebê ficar sobrecarregado quando o leite começar a vazar e coloque uma concha coletora de leite em sua outra mama para evitar vazamentos.

Se ainda estiver tendo dificuldades com o vazamento depois de várias semanas, será necessário procurar um médico Ele irá avaliar a sua situação e tomar as medidas necessárias para preservar a sua saúde e a do bebê.

Cuide-se e cuide do bebê.

Não se cobre tanto, cuide de si mesma e do bebê. Seus seios precisam ser hidratados e acalmados como indicado anteriormente para que a sua saúde possa ser fonte de alimento para o seu bebê.

Por isso, não esqueça de se cuidar para que tenha forças e capacidades de cuidar do seu neném.

Quer entender ainda mais de amamentação? Leia aqui!

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você