Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Alimentos que podem piorar a gastrite

A gastrite é uma inflamação na mucosa do intestino. Essa condição acomete uma série de pessoas e causa diversos incômodos intestinais. Você já sentiu incômodos intestinais após passar por crises de estresse e ansiedade? Então, isso pode ser uma gastrite nervosa, que é causada pelo estresse e a ansiedade. Para que sua condição não se agrave, quero te apresentar alguns alimentos que podem piorar a gastrite.

Em primeiro lugar, não adianta ficar tomando antibiótico, fazer endoscopia, realizar alguns procedimentos terapêuticos, se você não cuidar da sua alimentação. Pois, alguns alimentos podem agravar a gastrite e você deve evitar esses alimentos, para não irritar a mucosa. Além disso, é importante lembrar que na gastrite há uma redução da proteção da mucosa, por isso, é importante você seguir essas dicas.

Frutas cítricas

Quando falamos em frutas cítricas nos vem à mente algumas frutas, como: laranja, limão, abacaxi. Essas frutas são muito consumidas e conhecidas, não é mesmo? Mas, elas podem ser prejudiciais para quem sofre de gastrite.

Se você tem uma boa barreira da mucosa gástrica, não tem problema. Mas para uma pessoa que está sofrendo de gastrite: evite esses alimentos. Essas frutas cítricas podem ativar neurotransmissores que vão causar dor e desconforto. Por isso, elas fazem parte do grupo de alimentos que podem piorar a gastrite.

Tomate

Muitas pessoas pensam que o tomate não tem problema: comemos tomate na salada e isso não causa problema algum, muito pelo contrário. Todavia, não é bem assim. Você já percebeu que quando você está com alguma afta e come tomate, dá aquela sensação de ardência? Então, o tomate é extremamente ácido e deve ser evitado se você tem algum problema de gastrite. Se você não tem problema de gastrite, não tem problema algum consumir tomate. Inclusive, é um alimento super nutritivo. Mas, infelizmente, se você tem gastrite, evite o tomate.

Evitar leite e seus derivados

As proteínas e cálcio presentes no leite podem piorar a gastrite. Então, você deve evitar esse tipo de alimento. Em contrapartida, você pode consumir os fermentados do leite. Sabe por quê? Quando você fermenta um alimento, você muda totalmente a composição dele. Dessa forma, você pode consumir os fermentados do leite, como: iogurte, kefir. Pois, eles possuem uma alta concentração de bactérias boas que podem melhorar o estômago. Mas, o leite é bom evitar.

Álcool

Quem não gosta de beber aquela cervejinha no final de semana, não é mesmo? Depois de uma semana estressante, ou de um dia de trabalho cansativo, tomar uma cervejinha é o que todo mundo quer. Contudo, se você sofre de gastrite é bom evitar algumas bebidas. Não é preciso eliminar a cerveja da sua vida, pode consumi-la, em uma quantidade menor. Mas existem outras bebidas que são mais agravantes, como: vodka e cachaça. Essas bebidas são mais fortes e têm uma alta concentração de álcool. E o álcool é bastante irritativo para a mucosa gástrica, podendo piorar a sua gastrite.

Café

O café é a bebida queridinha por muitos brasileiros, não é verdade. Há quem diga que o dia só começa após o café. Porém, ele também compõe a lista dos alimentos que podem agravar a gastrite. Por isso, você precisa reduzir o consumo de café. Ele tem um pH levemente ácido, que contribui para a irritação da mucosa, e a cafeína também pode causar problemas. Além disso, o descafeinado também não deve ser consumido. Então, se você é amante do café, é bom substituí-lo por outra bebida, como o chá verde, por exemplo. Isso é muito positivo, pois, o chá verde é um anti-inflamatório, podendo reduzir os problemas de gastrite.

Alimentos picantes

Se você gosta de uma pimenta para acompanhar sua refeição, infelizmente, é bom evitar. Alimentos picantes também contribuem para a irritação da mucosa gástrica.

Todos esses alimentos trazem também benefícios para a saúde. As frutas cítricas, por exemplo, são fontes de vitamina C, que são muito importantes para o fortalecimento do sistema imunológico, além de serem antioxidantes. Outro exemplo de alimento benéfico para a saúde é o leite, pois, ele é rico em cálcio, que é importante para ao fortalecimento dos ossos. Mas o que quero dizer com isso? Se você não sofre com gastrite, pode consumir esses alimentos sem receio. Pois, eles podem contribui de forma muito positiva para a sua saúde.

Após conhecer os alimentos que podem piorar a gastrite, se alimente com consciência. Cuide da sua saúde. Viva com saúde total!

Fonte: Fuja dessa lista! Alimentos PROIBIDOS para quem tem GASTRITE!

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você