Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Descubra os alimentos que mais causam alergia

Você tem muito problema de alergia alimentar? Quer saber quais são os alimentos que mais causam alergia?

Em primeiro lugar, é preciso entender que alergia alimentar é diferente de intolerância. A intolerância ocorre quando nosso corpo não possui enzimas suficientes para digerir aquele determinado alimento. Por isso, surgem sintomas relacionados ao sistema gastrointestinal. Em contrapartida, na alergia alimentar o corpo age de forma diferente. Quando você tem alergia de determinado alimento, seu corpo reconhece aquele alimento como um invasor, então, ativa células do sistema imunológico para combatê-lo. Por isso, os sintomas não ficam centralizados em uma única área do corpo, mas, são mais generalizados, devido à reação alérgica.

Quais são os alimentos que mais causam alergia? Bom, não existe um consenso de quais são esses alimentos, mas, nesse artigo serão apresentados os mais comuns.

Leite

Certamente você já ouviu falar em alguém que sofre de intolerância à lactose. Ou essa pessoa pode ser você. Mas, você sabia que existem pessoas que são alérgicas ao leite? E alergia, como foi dito inicialmente, é diferente de intolerância.

O leite apresenta problemas, principalmente, em relação à caseína, que é uma proteína encontrada no leite fresco. Essa proteína pode provocar alergia em algumas pessoas, por sua forma ser diferente daquela encontrada no leite humano. Por isso, o organismo pode reconhecer a caseína como sendo um invasor e, então, desencadear uma reação alérgica. Essa alergia é muito comum em crianças, mas, com o passar do tempo, essas crianças podem ir diminuindo essa alergia.

Pessoas que tenham alergia à caseína podem apresentar reações, como: inchaço dos lábios, rosto, língua garganta. Além disso, há a possibilidade de ter outras reações, como: urticária, vermelhidão e coceira nos olhos ou na pele.

Ovo

O ovo é o segundo alimento que mais causa alergia em bebês e crianças, sendo o leite o primeiro. Essa alergia tende a aparecer por volta dos 10 meses de vida e pode ser superada até os 6 anos. No entanto, algumas crianças estão demorando um pouco mais para superar essa alergia.

Os sintomas das reações alérgicas causadas pela ingestão de ovo são, em sua maioria, cutâneos. Porém, algumas pessoas também podem apresentar sintomas gastrointestinais e/ou respiratórios.

A alergia ao ovo pode ser leve ou potencialmente grave. Pois, em casos mais extremos, ela pode provocar reação anafilática e, consequentemente, pode levar à morte.

Se você é alérgico a ovo, você deve tomar cuidado com relação a algumas vacinas. Pois, algumas vacinas têm em sua composição substâncias do ovo. Por isso, antes de se vacinar, procure saber se naquela vacina não contém traços de substâncias do ovo, para que não seja desencadeada uma reação alérgica em seu organismo.

Frutos-do-mar

Você tem alergia a camarão? Conhece alguém que tem alergia a esse fruto do mar?

Nos filmes costumamos ver pessoas desencadeando uma reação alérgica após comer camarão pela primeira vez. Mas, também, quando não sabem que o camarão é um dos ingredientes presentes naquela determinada refeição. Todavia, você sabia que isso não é apenas cena de filme?

Os frutos-do-mar estão entre os alimentos que mais causam alergias em adultos, além de ser uma das alergias mais comuns entre os brasileiros. Pois, os frutos-do-mar têm diversas proteínas diferentes que podem estar causando alergia.

Esse tipo de alergia gera sintomas logo após a ingestão do alimento. Os sintomas da alergia a fruto-do-mar podem variar. Você pode ter sintomas envolvendo o sistema gastrointestinal ou respiratório, como: vermelhidão e inchaço na pele, rouquidão, broncoespasmos, diarreia, cólica, vômitos e, em casos mais graves, choque anafilático.

Existem alguns compostos de remédios para queda de cabelo que contêm traços de frutos-do-mar. Sendo assim, antes de tomar alguma medicação, leia a bula, para ver se você não vai ter nenhum problema.

Amendoim

O amendoim é um dos alimentos que pode causar reações alérgicas, podendo, inclusive, levar o indivíduo a óbito. Ele pode provocar reações alérgicas leves, moderadas ou graves. E os sintomas podem ser cutâneos, podem também envolver o sistema gastrointestinal ou respiratório.

Caso você tenha algum tipo de alergia, é importante que você procure o seu médico para realizar testes alérgicos e ver se você não tem nenhum outro. Além disso, conforme o tipo de alergia que você tem, é importante consultar o seu médico para que ele te instrua quanto ao uso de medicamentos e ingestão de outros alimentos.

Tome cuidado com as alergias, pois, uma simples coceira pode evoluir, em alguns casos, para o choque anafilático. Dessa forma, você pode ir a óbito.

Cuide de você! Viva com saúde total!

Fonte: Alimentos que mais causam alergia

AVISO LEGAL

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você