Alimentação para mães que fazem amamentação
Como está a sua alimentação? Você sabe como ela impacta a sua amamentação?
Se você está amamentando, já deve ter se questionado sobre se os alimentos que você come afetarão seu leite materno. Afinal, tudo o que você quer é a melhor amamentação para o seu bebê, não é mesmo?
Pode ser que você já esteja pensando em evitar alguns alimentos para prevenir alergias em seu bebê, por exemplo. Ou talvez você esteja se perguntando se precisa comer alimentos especiais para fazer a quantidade certa de leite ou o leite de melhor qualidade para seu bebê.
Pode ficar tranquila, vamos conversas sobre isso tudo nesse artigo!
Use as dicas a seguir para ajudar a planejar sua alimentação e ter maior êxito.
O que comer na alimentação para a sua amamentação?
- Primeiramente, adicione alimentos proteicos 2-3 vezes ao dia, como carnes, aves, peixes, ovos, laticínios, feijão, nozes e sementes.
- Coma três porções de vegetais, incluindo vegetais verde-escuros e amarelos, por dia.
- Coma duas porções de frutas por dia.
- Inclua grãos inteiros, como pães integrais, massas, cereais e aveia em sua dieta diária.
- Beba água para saciar sua sede. Muitas mulheres sentem sede durante a amamentação; entretanto, forçar-se a beber líquidos não aumenta seu suprimento.
- As restrições alimentares da gravidez não se aplicam a mães que amamentam.
- As dietas vegetarianas podem ser compatíveis com a amamentação. Se você evitar carne, certifique-se de comer outras fontes de ferro e zinco, como feijão, frutas secas, nozes, sementes e laticínios. Se você evitar todos os produtos de origem animal (dieta vegana), precisará tomar um suplemento de B12 para garantir que seu bebê não desenvolva deficiência de B12.
Quanto comer na alimentação para a sua amamentação?
- A amamentação requer calorias extras. Se você ainda tem peso de bebê devido à gravidez, essas calorias extras serão usadas naturalmente para o seu leite. Se você perdeu todo o peso do seu bebê, pode precisar comer 500-600 calorias extras por dia. Depois que seu bebê começar a comer outros alimentos aos 6 meses, você estará produzindo menos leite e poderá reduzir a ingestão de calorias.
Álcool e cafeína
Contudo, entenda a relação que tem a alimentação na sua amamentação com os itens álcool e cafeína.
- Se você deseja beber álcool, espere 2 a 3 horas após cada porção (350 ml de cerveja, 6 onças de vinho, 1,5 onças de licor) antes de amamentar / bombear. O álcool não fica no seu leite. É removido à medida que os níveis de álcool no sangue diminuem. Quando você está sóbrio, o álcool desaparece do leite. Se você está sentindo os efeitos do álcool e seus seios estão cheios, pode ser necessário “bombear e despejar”.
- A cafeína passa para o leite, mas a maioria dos bebês não se incomoda com isso. Se seu bebê não está dormindo bem ou está irritado, você pode limitar ou evitar a cafeína. Os recém-nascidos podem ser mais sensíveis à cafeína do que os bebês mais velhos.
O que o bebê come através do leite?
Alguns alimentos que você ingere transfere proteínas e substâncias importantes para o crescimento do seu bebê.
- O ômega 3 é necessário aos bebês para o desenvolvimento do cérebro. Você pode aumentá-lo no leite comendo peixe 2 a 3 vezes por semana, ou ingerindo capsulas de ômega 3.
- As cores dos alimentos que você ingere, incluindo pigmentos naturais em vegetais e suplementos de ervas ou corantes alimentares adicionados aos alimentos, podem alterar a cor do seu leite.
- Os sabores variados em sua dieta aparecerão em seu leite. Seu bebê vai gostar até de leite aromatizado com alho!
- Alimentos picantes e produtores de gás são normalmente tolerados pela maioria dos bebês. Se você descobrir que seu bebê costuma ter gases ou cólicas e tem diarreia aumentada depois de comer um determinado alimento, tente evitar esse alimento por várias semanas e veja se os sintomas desaparecem. Em seguida, experimente a comida novamente para ver se ainda precisa evitá-la.
Por fim, escolha bem a sua alimentação. Ela pode fortificar a sua amamentação e deixar o seu bebê mais forte.
Quer aprender mais sobre amamentação? Leia aqui!