Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

Afta na boca: O que causa afta na boca e como combater a afta?

Elimine as aftas de uma vez! A afta ou estomatite é uma pequena lesão arredondada que surge em qualquer parte da boca. Então, ela pode surgir na língua, na bochecha e, até mesmo, na garganta.

As aftas causam muita dor e dificuldade para comer, falar, elas podem ser isoladas ou podem aparecer várias, o que é pior ainda. Já pensou? Se uma incomoda, imagine várias. Então, em algumas pessoas elas aparecem raramente, em outras elas são inimigas constantes.

Quais são os sintomas das aftas?

Embora seja raro, a pessoa pode ter febre, gânglios crescidos no pescoço, uma sensação de mal-estar generalizado, ou apenas dor no local. Elas geralmente desaparecem espontaneamente, entre 7 a 14 dias, e não deixam cicatrizes. No entanto, se elas tiverem mais de 1 centímetro de diâmetro, podem demorar mais tempo ainda para cicatrizar.

Se elas surgirem com muita frequência, é bom você investigar para saber a causa. Porque ela pode ser um sinal de outros problemas mais sérios. Então, as causas mais comuns da afta são: mordidas, fermentação gástrica, alergia alimentar, alteração do pH da boca, que vai causar má digestão dos alimentos, e também carência de vitaminas, que acaba levando à baixa imunidade.

Geralmente as pessoas reclamam dos alimentos cítricos: limão, abacaxi, kiwi, quanto mais ácido, mais incomoda. O uso de aparelhos ortodônticos também costuma ferir, e aquele ferimento constante acaba formando afta. Estresse também é causa de formação de afta, e a baixa imunidade, que geralmente acontece em casos de câncer, AIDS, e no caso de uso de alguns medicamentos.

Além disso, nas autoimunes isso também pode acontecer, pois, os sistema imunológico está desequilibrado e ele começa a agredir o próprio corpo. Então, antes de você sentir dor no local, você pode também observar uma sensibilidade, queimação e, às vezes, um inchaço. Pode também aparecer um ponto vermelho na mucosa, que acaba evoluindo para aquela “feridinha”. Os casos graves vão apresentar, às vezes, febre, inchaço dos gânglios linfáticos e um grande mal-estar.

O que fazer para ter um alívio rápido dos sintomas das aftas?

O ideal é você procurar as causas e eliminar essas causas. Porque você vai prevenir o aparecimento delas, é melhor prevenir do que ter que lidar com o problema futuramente. Você pode procurar combinar os alimentos, não comer fora de hora, não usar líquido após as refeições (se o líquido for gelado/açucarado é pior). Evitar o uso de grande quantidade de alimento rico em proteína animal, ter uma alimentação mais saudável, para manter a imunidade alta. Conseguir equilibrar o estresse e evitar alimentos que contenham leites e derivados. Pois, estes alimentos, além de inflamatórios, causam inflamações e alergias. Além disso, é bom evitar o açúcar, que age diretamente nos leucócitos, diminuindo sua potência.

Dicas

Outra dica é aplicar uma pedra de gelo diretamente na afta, para trazer alívio. Fazer bochecho ou aplicar diretamente na afta o chá da casca de romã. Pois, a romã possui taninos, e ele possui um efeito adstringente, que elimina resíduos e sujeiras. Isso faz com que o local fique limpo, facilitando a cicatrização. Outra coisa que você pode fazer é bochecho com água morna e sal marinho. Isso também ajuda a desinfectar, acelera a cicatrização, porque o sal é bactericida.

O gargarejo com leite de magnésio também é uma boa opção. Pois, ele vai recobrir a lesão e vai proteger contra bactérias, acelerando a cicatrização. Mas, se você desconfia que a sua flora intestinal está desequilibrada, faça uso de lactobacilos. Pois, é importante melhorar a flora de todo o sistema gastrointestinal. Isso vai fortalecer as defesas naturais, prevenindo a formação de aftas.

O extrato de própolis também pode ser usado. De preferência o sem álcool. Ele é cicatrizante, anti-inflamatório, bactericida, antiviral. Além de ser um potente regenerador da mucosa. Então, você pode aplicar de 1 a 2 gotinhas diretamente na afta. Mas, se segure. Apesar de ele ser não alcoólico, vai causar uma ardida bem grande.

Fonte: Estomatite

Afta na boca: O que causa afta na boca e como combater a afta?

O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Afta na boca: O que causa afta na boca e como combater a afta?

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você