Acordar à noite para urinar: Veja as razões e saiba se tem tratamento
Acordar à noite para urinar: Veja as razões e saiba se tem tratamento. Você tem acordado muito à noite para urinar? Será que é problema cardíaco? Será que é problema nos rins, uma infecção urinária ou mesmo diabetes? Ou será que é normal se levantar muitas vezes à noite para ir ao banheiro? Neste artigo serão apresentadas as principais causas de nictúria, que é esse despertar à noite para urinar. Se você tem isso, fique atento, porque a última causa é a mais importante.
A nictúria é bastante comum e vai ficando mais prevalente com a idade. Estudos mostram que cerca de um terço dos adultos com mais de 30 anos vai mais de uma vez ao banheiro todas as noites. Além disso, quase metade dos homens na casa dos 70 anos precisam acordar pelo menos duas vezes por noite para urinar.
A nictúria pode ou não ter a ver com algum problema de saúde, então, fique tranquilo.
É normal se levantar muitas vezes para ir ao banheiro à noite?
O ideal é que você não acorde durante a noite. O nosso organismo pode ficar sem urinar durante 7 a 9 horas, que é o intervalo correto do sono. Então, nictúria é quando você se levanta da cama para urinar uma ou mais vezes por noite. Mas, é comum que a maioria das pessoas acorde uma vez durante a noite para urinar. Urinar duas, três, quatro vezes ou mais, pode ser um sinal de alerta de que algo está acontecendo. Por isso, nictúria é um sintoma de outras condições, e não uma doença em si.
Nictúria é a mesma coisa que enurese noturna?
Não. Na nictúria você acorda e reconhece a necessidade de urinar. Já na enurese noturna você faz xixi à noite involuntariamente, e é muito comum em crianças pequenas. Portanto, se você, adulto, começou a apresentar enurese noturna, procure um especialista para descobrir a causa.
Quais são as causas de nictúria?
Existem muitas causas possíveis para a nictúria. Mas, separando-as em 3 grandes causas tem-se:
- A produção excessiva de urina à noite;
- A diminuição da capacidade da bexiga de segurar a urina;
- Distúrbios de sono.
1 – Distúrbios de sono
Como dito anteriormente, a nictúria altera a qualidade do sono. Mas há evidências que os problemas de sono também são um fator importante na ocorrência de casos de nictúria. Por exemplo: na apneia obstrutiva do sono, que causa pausas repetidas na respiração durante a noite, metade das pessoas referem nictúria. Isso porque a apneia obstrutiva do sono interfere nos hormônios, aumentando a produção de urina. Além disso, um sono mais leve aumenta a suscetibilidade à nictúria, visto que sentem que estão com a bexiga mais cheia e têm que esvaziar.
2 – Diminuição da capacidade da bexiga de segurar a urina
Se você tem um aumento da frequência urinária durante a noite , você pode urinar em pequenas quantidades ou urinar com mais frequência. Se a quantidade de urina não é acima do normal, pode ser devido à incapacidade da bexiga de se esvaziar totalmente, e por isso é que ela vai encher mais rápido.
Isso pode estar associado à hiperplasia da próstata, em que a próstata cresce e obstrui o fluxo da urina, ou à incapacidade da bexiga de se encher completamente antes de desenvolver a vontade de urinar. Além disso, tem-se a cistite, infecção de bexiga, bexiga com hiperatividade, em que há espasmos da bexiga, um tumor de bexiga ou mesmo um tumor nas adjacências. E essa é a causa pela qual a gravidez aumenta a frequência urinária, especialmente à noite.
3 – Produção excessiva de urina à noite
A produção de urina em excesso à noite é conhecida como poliúria noturna e é causa de mais de 80% dos casos de nictúria. Se você tem poliúria noturna, você provavelmente encontrou a causa. Se apresentar um alto volume de urina, especialmente quando está dormindo, e seu volume de urina durante o dia é normal ou reduzido. Isso geralmente é devido à retenção de líquidos durante o dia, que muitas vezes começam a se acumular nos pés e pernas, causando inchaço. Então, depois que você se deita para dormir, a gravidade não retém mais esse excesso de líquido em suas pernas, retornando para a circulação e produzindo mais urina.
Essa é a causa porque as pessoas com insuficiência cardíaca urinam mais à noite. Além disso, nos casos de problemas renais aumenta o volume de urina à noite. Mas, você pode estar tomando alguns remédios, como diuréticos, que também podem aumentar a produção de urina e a frequência urinária.
Como melhorar a diurese noturna?
Primeira dica e a mais importante: restrinja a ingestão de líquidos à noite. Beba mais líquidos durante o dia mas limite líquidos duas a quatro horas antes de dormir. E também limite álcool e cafeína, que podem piorar seu sono de duas maneiras: fazendo você urinar mais e piorando as ondas do seu sono e qualidade de sono.
Se você precisar tomar um diurético, evite tomar no período da noite, dê um tempo de pelo menos 6 horas antes de dormir. Se suas pernas costumam inchar, levante-as durante o dia, para retornar menos líquidos durante a noite.
Entenda mais sobre saúde e doenças relacionadas ao sangue.
Fonte: Nictúria
AVISO LEGAL
O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.