Acne: Vejas os sintomas e também 05 dicas de como tratar acne
Nesse artigo vamos ver várias dicas para acne. A acne é uma doença que ocorre na pele quando os folículos capilares (onde ficam os pelos) são obstruídos com óleo e células mortas da pele. Essa doença pode gerar cravos ou espinhas. A acne é mais comum entre os adolescentes, embora afete pessoas de todas as idades.
Quais os sintomas da acne?
Os sinais de acne variam de acordo com a gravidade da sua condição:
- poros fechados e obstruídos
- Cravos pretos: são poros abertos entupidos
- Pequenos caroços vermelhos e sensíveis
- Espinhas: pápulas com pus nas pontas
- Nódulos grandes, sólidos e dolorosos sob a pele
A acne geralmente aparece no rosto, testa, tórax, parte superior das costas e ombros
A acne geralmente aparece no rosto, na testa, no peito, na parte superior das costas e nos ombros, porque essas áreas da pele têm mais glândulas sebáceas.
Por isso, apriveite nossas dicas para acne:
Trate precocemente – Dicas para acne
A primeira dica é: tratar de forma antecipada, ou seja, não espere o quadro de acne ficar crítico para começar a cuidar. A acne pode gerar cicatrizes e manchas na pele. Quanto mais cedo você tratar, mais chances de ter uma pele lisa e saudável você terá.
Para adolescente: assim que começar a surgir espinhas e cravos, busque ajuda de um dermatologista para te acompanhar. Assim você evitará transtornos e terá uma pele bem cuidada, sem cicatrizes e manchas.
Dependendo de sua gravidade, a acne pode causar sofrimento emocional e cicatrizes na pele. Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, menor será o risco de tais problemas.
Alimentação – Dicas para acne
Se tratando de acne é ideal evitar gorduras e leite pois ambos estimulam a produção de sebo nos folículos capilares e acabam por fomentar a acne.
É por tal motivo que o chocolate costuma ser tão ruim para a pele acneica, uma vez que possui tanto leite quanto gordura.
Tenha uma rotina de cuidados com a pele
Primeiramente, usar o sabonete ideal, o hidratante adequado e saber usar cosméticos que vão cuidar da pele do seu rosto é uma ótima pedida para quem possui problemas com acne.
Uma higienização inadequada para a pele do seu rosto pode levar a formação de acne. Por isso, sempre peça dicas para a sua dermatologista e busque acertar nos produtos cosméticos para a rua rotina de cuidados com a pele.
Tenha persistência com o tratamento
A maioria dos tratamentos para acne são a longo prazo, por isso, muitas pessoas desistem dele no meio do caminho.
Além disso, a acne surge no início da adolescência e perdura por muito tempo. E sendo assim, o tratamento não pode ser interrompido. Por isso, tenha paciência e persistência no seu tratamento para ter o melhor resultado.
Deixe a sua pele respirar
Várias mulheres, por vergonha do rosto com acne, costumam ficar 24horas com maquiagem. Isso poderá agravar ainda mais a situação da pele acneica, por estimular mais produção de sebo na pele.
O que pode piorar a acne?
- Mudanças hormonais. Os andrógenos são hormônios que aumentam em meninos e meninas durante a puberdade e fazem com que as glândulas sebáceas aumentem de tamanho e produzam mais sebo. Mudanças hormonais durante a meia-idade, especialmente em mulheres, também podem levar a acne.
- Certos medicamentos. Os exemplos incluem medicamentos contendo corticosteroides, testosterona ou lítio.
- Dieta. Estudos indicam que consumir certos alimentos – incluindo alimentos ricos em carboidratos, como batatas fritas – pode piorar a acne.
- Estresse. O estresse não causa acne, mas se você já tiver acne, pode piorar a situação.
Gostou das nossas dicas para acne? Aprenda mais sobre saúde da pele aqui
AVISO LEGAL
O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.