Obstetrícia: Navegando na Jornada da Maternidade com Cuidado e Conhecimento
Obstetrícia: Navegando na Jornada da Maternidade com Cuidado e Conhecimento.
Hoje vamos falar da importância da enfermeira obstetrícia e para isso traremos um bate-papo com a médica obstetra Maíra De La Rocque do canal Banho de Estrogênio.
Banho de Estrogênio é um ponto de encontro para aquele bate-papo sobre a saúde e bem estar feminino, em todos os aspectos, regado a intimidade e ciência.
Vamos esclarecer as dúvidas e entender a diferença de uma Doula e uma enfermeira obstetra.
Esclarecendo, Doula e enfermeira obstetra tem funções diferentes durante parto e gestação, sendo as duas importantíssimas.
Enfermeira Obstetra
Quais as funções desempenhadas pela enfermagem obstétrica?
O acompanhamento da enfermeira obstetra é direcionado a parturiente e ao recém-nascido.
Este profissional atua em parceria com o médico especializado em obstetrícia, realizando desde o planejamento da gravidez, até o acompanhamento da gestante no pré-natal e da mãe e recém-nascido ao longo dos 3 meses após o parto.
Ela acompanha o parto natural de gestantes em boas condições de saúde e em parceria com o médico obstetra, as gestações de alto risco.
De modo geral, em situações que não existem patologias para intercorrer na saúde da gestante ou do bebê, a enfermeira obstetra realiza atendimento pleno à gestante.
- Dentre as funções desempenhadas pela enfermagem obstétrica, citamos:
- Atendimento de pré-natal;
- Condução do parto natural de gestantes saudáveis;
- Exames obstétricos em gestantes, verificando as contrações, a dilatação, a pressão arterial, os batimentos cardíacos fetais.;
- Observação a fim de discernir qualquer alteração patológica que possa demandar atendimento médico especializado;
- Auxílio no pós-parto com cuidados gerais e amamentação.
Saiba Mais!
Doula
A doula é uma profissional que tem como responsabilidade o acompanhamento da gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto, além de apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional nesses momentos.
A palavra doula tem origem grega e se traduz por “mulher que serve”, o que explica a função de amparar gestantes, antes do parto, no parto e também após o nascimento do bebê.
Saiba mais sobre a função da Doula no Parto!
Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso