Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

4 opções de atividades físicas para idosos

Você é idoso? Realiza atividades físicas? Caso você não seja, conhece algum idoso que pratica exercícios físicos? Talvez as expressões “idoso” e “atividade física” juntas em uma mesma frase soem estranho, não é mesmo? Você sabe por quê? Quando se pensa na terceira idade, é comum relacioná-la à tranquilidade, estabilidade, ausência de grandes esforços. Isso acontece, porque as pessoas passam toda a juventude trabalhando e se sacrificando, mas, quando chegam à terceira idade querem apenas se aposentar e descansar. Esse tipo de pensamento faz com que as pessoas não se preocupem com a importância da realização de atividades físicas nessa idade. Todavia, como em todas as outras faixas etárias, na terceira idade é preciso realizar atividades físicas e por meio da leitura desse artigo será possível descobrir como fazer isso. Conheça 4 opções de atividades físicas para idosos.

Por quê é preciso realizar atividades físicas?

O corpo humano funciona em conjunto. Por exemplo, sistema respiratório tem relação com o sistema circulatório, que também tem relação com o sistema endócrino e este, por sua vez, está relacionado também ao sistema nervoso. Enfim, tudo está interligado e, para que haja um bom funcionamento de forma geral, é preciso que cada parte específica do corpo esteja funcionando bem.

Nos últimos anos, devido à modernidade, as pessoas se tornaram mais acomodadas. Por exemplo, para se locomover utilizam os meios de transporte, não precisando andar a pé. Além disso, consumir alimentos industrializado se tornou muito comum. Essa associação entre o consumo de alimentos processados e/ou ultra processados e a ausência de atividades físicas causa o aumento de uma série de doenças. Dentre essas doenças, estão as doenças cardiovasculares e o diabetes, que estão muito presentes na terceira idade.

Além disso, a falta de atividade física faz com que o corpo perca resistência. Isso acarreta em uma série de outros problemas. Dentre esses problemas está a osteoporose, que é uma condição que afeta comumente os idosos. Sendo assim, conheça algumas opções de atividades físicas para idosos:

Caminhada

Caminhar traz muitos benefícios para a saúde:

  • Controla a pressão arterial;
  • Proporciona a movimentação do corpo;
  • Promove uma melhor circulação sanguínea;
  • Propicia a perda de calorias;
  • Permite o aumento da resistência muscular;
  • Aumento da resistência óssea;
  • Reduz os níveis de colesterol;

Além disso, é uma atividade que pode ser realizada ao ar livre. Dessa forma, além de proporcionar a melhoria da saúde, permite o contato com a natureza, se realizado em ambientes naturais. Assim, é possível utilizar desse momento para colocar os pensamentos em ordem, se distrair, ouvir uma música. Enfim, podem ser feitas diversas outras coisas enquanto caminha.

Dança

É isso mesmo! A dança é uma boa opção de atividade para os idosos. Ela, além de ser boa para a saúde física, é uma atividade de lazer e contribui para a saúde mental. Além disso, dançar alivia o estresse, melhora o equilíbrio e a flexibilidade, fortalece os músculos e as articulações. Então, se você acha que está “enferrujado”, participe dos grupos de dança para sair dessa condição e se divertir, e ainda conhecer novas pessoas e fazer novas amizades.

A dança exige do corpo um certo esforço. Por isso, ela exige mais também do sistema respiratório. Sendo assim, dançar regularmente faz com que a circulação sanguínea melhore, além de melhorar a respiração, a resistência e a saúde do coração.

Natação

Você já percebeu que após um dia de lazer na piscina seu corpo fica bastante cansado? Sabe porque isso acontece? A natação é um esporte que exige do nosso corpo de forma considerável. Nesse sentido, ao nadar na piscina você não apenas se divertiu, mas praticou atividade física. Para praticar natação é necessário utilizar todo o corpo, por isso, essa atividade promove o fortalecimento muscular, queima gorduras e estimula os ligamentos e articulações. Nadar é uma opção divertida e eficaz para a melhoria da saúde da população idosa. As pessoas dessa faixa etária necessitam de atividades interativas, para que possam sair da monotonia e estimularem o corpo e a mente.

Hidroginástica

A hidroginástica é um ótima atividade para os idosos! Ela traz consigo uma série de benefícios, dentre os quais estão: aumento do equilíbrio, da flexibilidade e da resistência muscular. Como na terceira idade os ossos podem estar mais fragilizados, essa atividade é excelente, uma vez que é realizada na água. Ainda, essa atividade traz benefícios psicológicos por ser realizada em conjunto com um grupo de pessoas, promovendo a socialização e a possibilidade de que os idosos criem novos laços de amizade.

Diante disso, é importante que os idosos escolham a atividade com a qual eles melhor se identifiquem. Pois, além de o exercício ser benéfico, eles precisam gostar de praticá-lo, para que possam manter constância. Desse modo, a saúde da terceira idade será mantida por um tempo considerável. Se identificou com alguma dessas opções de atividades físicas para idosos? Não perca tempo, cuide da sua saúde e viva com saúde total!

Enfim, saiba mais sobre como cuidar da sua saúde mental em: Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia?

Um grande vilão da vida saudável é o sedentarismo, saiba tudo sobre e como combater no artigo “Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?”

👇👇👇 Selecionados Pra Você 👇👇👇

Doenças mais frequentes em idosos

3 opções de atividades físicas para crianças

Reeducação alimentar: o que é ?

Como ter uma rotina saudável?

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você