Atividade Física

Alimentação

Sedentarismo

Viva Com Saúde Total

Browse By

3 opções de atividades físicas para crianças

O seu filho tem feito atividade física? Quanto tempo ele passa assistindo TV? Ele utiliza muito o celular? Está na hora de mudar isso! Há alguns anos, pensar em atividades físicas para crianças não era uma questão. Isso porque era muito comum encontrar crianças se divertindo na rua com os colegas por longas horas, andando de bicicleta, correndo, pulando… Mas, atualmente esse cenário mudou! Infelizmente, com o advento da tecnologia, muitas crianças passam horas a fio usando o smartphone, tablet ou assistindo TV. Essas atividades não são por si só prejudiciais. Em primeiro lugar, é preciso avaliar qual é o tempo de exposição a elas. Além disso, a criança tem praticado atividade física? Ela é ativa ou sedentária? Para contribuir com o bem-estar do seu filho, preparamos uma dica. 3 opções de atividades físicas para crianças.

Jiu-Jitsu

Arte marcial de origem japonesa, o jiu-jitsu utiliza é caracterizado por utilizar uma série de golpes e técnicas corporais, visando a imobilização do oponente. Para realizar essa imobilização o lutador utiliza a força e o peso do corpo do adversário contra ele mesmo. Eu sei, parece um pouco agressivo. Mas não é bem assim, as artes marciais contribuem significativamente para o desenvolvimento das crianças. Por exemplo, ao praticar o jiu-jitsu a criança desenvolve habilidades motoras, adquire disciplina, equilíbrio, destreza, dentre outros.

Além disso, para que a arte marcial seja realizada é necessário que a criança tenha um parceiro. Por isso, ela também desenvolve o lado social aprendendo a respeitar e conviver com outras pessoas. Além de aprenderem também o valor do companheirismo. O jiu jiteiro também ficará mais forte e resistente fisicamente, queimará calorias e, consequentemente, será mais saudável.

Esta atividade também estimula o desenvolvimento do raciocínio. Pois, para que se tenha bons resultados na luta é preciso utilizar as técnicas de maneira correta e aplicar os golpes na hora certa. Ou seja, além de utilizar o corpo, o jiu-jitsu também estimula o cérebro de uma maneira muito positiva. A criança usará os conhecimentos não somente dentro do tatame, mas fora dele também – mesmo que de forma indireta.

Natação

Quem nunca levou uma criança para nadar e teve que brigar com ela para sair da piscina? As crianças adoram nadar, não é verdade? Então, e a natação é uma ótima opção de atividade física para crianças.

Para nadar é preciso ter equilíbrio. Até porque essa atividade exige a colaboração de todo o corpo. Dessa forma, a natação proporciona à criança o desenvolvimento das suas capacidades motoras, para que ela consiga realizar o nado e consiga se manter em equilíbrio. Além disso, nadar não exige tanto da criança como uma atividade em terra firme, logo, é uma ótima opção para crianças que estão acima do peso. Assim, essas crianças podem perder peso de maneira saudável e divertida, sem exigir tanto de si.

Para que as crianças nadem é preciso que elas aprendam a controlar a respiração. Por isso, o sistema cardiorrespiratório é desenvolvido com a prática desse esporte. Ele promove também a socialização, uma vez que as aulas de natação são realizadas em grupo. Então, se seu filho tem dificuldade de socializar, que tal matriculá-lo na natação?

Futebol

Há alguns anos era comum vermos crianças brincando de futebol na rua. Hoje isso já não é mais tão comum. Vários podem ser os motivos para isso. Mas eles não vêm ao caso agora. O que importa é: o futebol é uma excelente atividade física para o seu filho! Sabemos o quanto é divertido jogar futebol. Para praticar esse esporte são necessários dois times, cada um com a mesma quantidade de jogadores. Por isso, já é possível concluir que esse esporte promove de forma muito forte a socialização. Assim, seu filho pode fazer muitas amizades no futebol.

No aspecto físico, esse esporte contribui fortemente para a melhoria da saúde dos jogadores. Em primeiro lugar, os jogadores precisam correr de um lado a outro do campo. Ou seja, praticam de forma divertida uma segunda atividade: a corrida. Isso faz com que eles desenvolvam as capacidades cardiorrespiratórias. Por outro lado, quase todos os músculos do corpo são utilizados para praticar o futebol. Dessa forma, ele promove o fortalecimento muscular e o aumento da resistência. E não para por aí. Com toda essa movimentação, ocorre também a queima de calorias, fazendo com que a criança fique ainda mais saudável, evitando casos de obesidade infantil.

Você sabia que o futebol também reduz a ansiedade, aumenta a flexibilidade, o equilíbrio e a agilidade? São muitos os benefícios! Então, existem diversos clubinhos de futebol em que você pode matricular seu filho. Caso ele se interesse por esse esporte, não perca tempo. Incentive-o!

Essas são as 3 opções de atividades físicas para crianças. Escolha uma e ajude o seu filho a ser saudável. Viva com saúde total!

Enfim, saiba mais sobre como cuidar da sua saúde mental em: Saúde da mente na pandemia: Como cuidar da saúde da mente em tempos de Pandemia?

Um grande vilão da vida saudável é o sedentarismo, saiba tudo sobre e como combater no artigo “Sedentarismo: Quais as consequências para a saúde?”

👇👇👇 Selecionados Pra Você 👇👇👇

Doenças mais frequentes em idosos

3 opções de atividades físicas para crianças

Reeducação alimentar: o que é ?

Como ter uma rotina saudável?

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

AVISO LEGAL: O conteúdo disponibilizado neste Portal tem caráter educativo e Informativo, visando ao esclarecimento de dúvidas em relação a medidas preventivas de saúde, exames diagnósticos, tratamentos e problemas de saúde diversos, baseado em pesquisas realizadas em diversas fontes disponíveis na Internet. As informações constantes dos vídeos e Artigos publicados nesse site não substituem consultas a profissionais médicos, nem têm por objetivo ou devem ser interpretadas como diagnóstico, recomendação de plano de tratamento e muito menos prescrição de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico.

Selecionadas Pra Você

    • This category has no posts!

Selecionadas Pra Você