Sintomas Comuns na Gravidez e Como Aliviá-los Naturalmente
Sintomas Comuns na Gravidez e Como Aliviá-los Naturalmente.
O enjoo na gravidez, acompanhado ou não de vômitos, é comum na gestação. O sintoma ocorre em 50% a 90% das mulheres nos primeiros meses, com duração e gravidade variadas. Mas, felizmente, algumas medidas simples, voltadas a mudanças na alimentação e no ambiente, ajudam a aliviar as incômodas náuseas!
Neste artigo, explicamos suas causas e como manejá-lo. Confira, também, os cuidados relacionados ao uso de medicação nesse período. Boa leitura!
As náuseas surgem por volta da quinta ou sexta semanas e tendem a desaparecer em torno da 16ª a 18ª semanas, sem a necessidade de tratamento. No entanto, entre 15 a 20% das mulheres continuam com o incômodo no terceiro trimestre. Entre elas, 5% relatam senti-lo até o parto.
Já a hiperêmese gravídica é bem menos frequente. Essa condição é caracterizada por vômitos graves, que levam à hipovolemia (diminuição do plasma sanguíneo) e perda de peso considerável. Nesses casos, há necessidade de tratamento medicamentoso, por vezes, com internação hospitalar.
Quais são as causas do sintoma típico do período?
As causas do enjoo na gravidez, que acomete a maioria das gestantes, ainda não estão claras. Estudos e teorias apontam na seguinte direção:
- aumento dos níveis hormonais;
- predisposição genética;
- questões psicológicas.
Existem, ainda, os fatores de risco associados à sua ocorrência. Entre eles, destacam-se:
- ter tido enjoos em gestações anteriores ou familiares de primeiro grau que apresentaram o problema;
- histórico pessoal de problemas gastrointestinais (como refluxo, úlceras, entre outros);
- histórico pessoal de enxaquecas menstruais;
- uso prévio de pílulas anticoncepcionais;
- estar grávida de gêmeos, trigêmeos ou múltiplos.
As dicas são do Dr. Samuel Dalle Laste.
Como aliviar o conhecido enjoo na gravidez?
Gengibre
O gengibre é provavelmente um dos fitoterápicos mais estudados para o uso durante a gestação. Estudos apontam que ele pode contribuir para o alívio de náuseas e enjoos, quando consumido de forma moderada.
O recomendado é não ultrapassar 1 grama de raiz seca por dia. Essa quantidade equivale a 5g (1 colher de chá) de gengibre ralado na hora ou a 2ml de extrato líquido e pode ser adicionada a 200ml de água fervente e ingerida de acordo com a periodicidade prescrita pelo médico ou nutricionista que acompanha a gestante.
Outras alternativas nesse sentido, porém com menos evidências científicas sobre os seus benefícios, estão os chás de hortelã-pimenta e de camomila, geralmente usados para aliviar gases, náuseas, dores de estômago ou azia.
Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso