Além da Mulher: Desvendando os Mistérios da Ginecologia
Além da Mulher: Desvendando os Mistérios da Ginecologia com o médico Francilberto Souza.
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
A ginecologia e obstetrícia é a especialidade médica que trata da saúde da mulher nos seus diversos ciclos de vida.
A obstetrícia é a área, dentro da ginecologia, mais voltada ao período reprodutivo, que engloba a pré concepção, o pré natal, a gravidez, o parto e o puerpério. Já a ginecologia acompanha a mulher durante toda a sua vida, desde o nascimento, primeira menstruação, período reprodutivo e menopausa (cessamento do período reprodutivo).
Assim, é comum o exercício da ginecologia em paralelo ao da obstetrícia. A maioria dos profissionais atua em ambas especialidades!
Papel do ginecologista
Como dito anteriormente, ao longo da vida da mulher, o ginecologista é o médico que realiza exames de rotina da saúde feminina. Entre eles, podemos citar o exame especular, clínico das mamas e Papanicolau (preventivo do câncer do colo do útero).
Recomenda-se a visita a este profissional pelo menos uma vez ao ano, para realizar todos os exames necessários. Além disso, ele deve ser procurado quando a mulher apresentar sintomas, como:
- Dores na região pélvica;
- Sinal de chegada da menopausa;
- Desconforto na relação sexual;
- Suspeita de contágio de IST´s;
- Secreção anormal.
- Papel do Obstetra
O obstetra é o médico especializado em obstetrícia. Dessa forma, esse profissional está preparado para o acompanhamento de todos os aspectos da gestação e desenvolvimento do feto. Suas funções começam cedo, no planejamento da gestação, até o parto propriamente dito. Assim, ele acompanha:
- Planejamento da gravidez;
- Pré natal;
- Parto;
- Pós parto (puerpério).
Ginecologia e Obstetrícia: todo ginecologista é obstetra?
Quase sempre. No Brasil, os médicos que trabalham com os órgãos reprodutivos femininos costumam ser tanto ginecologistas quanto obstetras porque existe apenas um tipo de especialização, chamada de Ginecologia e Obstetrícia.
Contudo, o médico também pode optar por se especializar ainda mais em uma dessas áreas e fazer novos cursos. Dessa forma, acaba atuando mais com ginecologia do que com obstetrícia ou vice-versa
Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso