Visão Clara: Explorando os Avanços e Cuidados da Oftalmologia
Visão Clara: Explorando os Avanços e Cuidados da Oftalmologia.
Com qual frequência você vai ao oftalmologista? Para muitos brasileiros, a visão é considerada o sentido mais precioso, apesar disso cerca de um terço da população nunca foi a uma consulta. Alguns chegam a passar três anos sem ir, o que causa uma abertura para o surgimento de doenças oculares e por isso é importante saber o que é oftalmologia.
O que é oftalmologia?
A oftalmologia é uma área da medicina com o intuito de diagnosticar, investigando e cuidando de doenças oculares – relacionadas aos olhos – sendo o profissional o médico oftalmologista.
Quem é o oftalmologista?
O oftalmologista é o profissional que estuda, diagnostica e trata dos olhos e suas doenças, uma vez que tem por sua responsabilidade realizar consultas, perguntando sobre o histórico da saúde ocular da família do paciente.
Acompanha o possível desenvolvimento de doenças verificando o bom funcionamento do sistema ocular, além de prescrever tratamentos e correções para dificuldades na visão.
Por que ir ao oftalmologista?
- Dificuldade de enxergar
- Coceira nos olhos
- Diabetes ou hipertensão
- Detecção de doenças hereditárias
- Idade acima de 40 anos
É importante reforçar que mesmo que não haja queixas como essas citadas acima, ir a consultas regularmente previne que doenças oculares apareçam e caso haja alterações é possível o tratamento precoce.
É importante reforçar que mesmo que não haja queixas como essas citadas acima, ir a consultas regularmente previne que doenças oculares apareçam e caso haja alterações é possível o tratamento precoce.
Doenças
Quais são as doenças oculares mais comuns?
- Astigmatismo
- Miopia
- Conjuntivite
- Hipermetropia
- Alergia ocular
- Catarata
- Estrabismo
- Glaucoma
Astigmatismo
O que faz uma pessoa ter astigmatismo é o formato irregular que a córnea dos olhos de uma pessoa apresentam.
Sintomas
- Cansaço dos olhos
- Visão embaçada
- Dores de cabeça e nos olhos
- Dificuldade de leitura
- Sensibilidade à luz
Miopia
É um distúrbio visual dado por uma pessoa que possui o formato do globo ocular mais “longo” do que deveria ser.
Sintomas
- Dores de cabeça
- Fadiga ocular
- Forçar a visão
- Dificuldade para enxergar objetos distantes
Conjuntivite
É uma inflamação da conjuntiva, que é uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Geralmente ataca os dois olhos, podendo durar de uma semana a quinze dias.
Sintomas
- Coceira
- Secreção
- Olhos vermelhos
- Sensação de areia ou ciscos nos olhos
- Pálpebras inchadas
Hipermetropia
É a dificuldade em ver de perto, a visão fica desfocada ao ver objetos perto, mas melhora com a distância.
Sintomas
- Visão embaçada mais para perto
- Dores de cabeça
- Sensação de peso ao redor dos olhos
Alergia ocular
É uma resposta do sistema imunológico para combater um alérgeno, que pode ser trazer algum dano para a visão.
Sintomas
- Vermelhidão
- Lacrimejamento dos olhos
- Coceira nos olhos
- Inchaço das pálpebras
Catarata
Perda de transparência do cristalino, que consiste em uma lente natural em que a função é proporcionar foco com a distância.
Sintomas
- Dificuldade para ler e dirigir
- Visão dupla e nebulosa
- Sensibilidade à luz
Estrabismo
É o desalinhamento dos olhos.
Sintomas
A maioria não possui sintomas, porém alguns tipos possuem dores de cabeça, sonolência e dor nos olhos.
Glaucoma
É a perda de células da retina, as quais são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro.
Sintomas
Perda da visão periférica no começo é sutil, depois moderada e se não houver a procura de um médico, a perda pode ser irreversível
Como prevenir?
Deve-se ir ao oftalmologista regularmente para que o médico possa examinar, verificando o que é preciso para tratamentos precoces que possam vir a surgir ao longo da vida do paciente.
Quando marcar uma consulta?
Ir ao oftalmologista periodicamente é de extrema importância para prevenir doenças oculares, por isso em cada etapa da vida de uma pessoa, seja na infância, adolescência, fase adulta e velhice necessita de diferentes cuidados, sendo eles:
Na infância:
O teste do olhinho é o primeiro a ser realizado para verificar precocemente doenças na visão do bebê, caso não haja alterações, a primeira consulta ao oftalmologista deve ocorrer entre os três e quatro anos de idade, pois nessa idade a criança inicia o processo de alfabetização, sendo assim é possível examinar melhor as dificuldades.
A partir dessa idade, as consultas podem ocorrer anualmente com o intuito de acompanhar o desenvolvimento visual da criança e o possível surgimento de alterações como as mais comuns: miopia, astigmatismo e hipermetropia podendo prejudicar o desempenho escolar.
Na adolescência:
Na adolescência, o sistema da visão se desenvolve rapidamente, por isso são necessários exames de visão feitos regularmente, ao menos uma vez ao ano ou quando houver dificuldades visuais e outros sintomas como visão embaçada, dores de cabeça e cansaço visual.
É comum também, nessa fase, o uso de maquiagens e lentes de contato, o que podem provocar alergias oculares podendo até causar conjuntivite e terçol.
Na fase adulta:
A partir da juventude juntamente com a fase adulta pode ocorrer o aparecimento de doenças que comprometem a retina, podendo surgir por hábitos não saudáveis como o tabagismo e o não tratamento adequado de doenças como diabetes e pressão alta.
Logo, se surgirem sintomas como visão turva ou dificuldade de enxergar à noite, é preciso procurar atendimento com o oftalmologista.
Na fase adulta pode-se fazer cirurgias que ajudam a corrigir alterações visuais para diminuir a necessidade dos óculos de grau.
Na velhice:
Nessa fase é importante ir a consultas oftalmológicas anualmente, pois nesse período podem aparecer outras alterações em razão do avançar da idade, como vista cansada, presbiopia e glaucoma.
Portanto, dar a importância que é preciso para ir ao oftalmologista é primordial para cuidar de sua visão.
Por essa razão, não espere sentir dificuldades ao enxergar para marcar uma consulta, afinal a prevenção é a melhor saída para não ter problemas futuros e assim garantir que você mantenha uma boa saúde.
Veja Também: Receitas Fáceis e Deliciosas: Deixando Seu Dia-a-Dia Muito Mais Saboroso