Instagram é a pior rede social para saúde mental de jovens, diz pesquisa
Instagram é a pior rede social para saúde mental de jovens, diz pesquisa.
De acordo com a pesquisa, este é o ranking de redes sociais mais aliadas à sensação de solidão e ansiedade:
Para Shirley Cramer, CEO da instituição, o Instagram foi descrito pelos jovens entrevistados como mais viciante do que cigarros e álcool. Ela diz que a rede social, bem como o Snapchat, são plataformas “muito focadas na imagem e parece que elas podem estar gerando sentimentos de inadequação e ansiedade nos jovens”.
Ainda, dados da Pew Research Center revelam que os jovens adultos são os internautas mais ativos no Instagram: 64% dos usuários entre 18 a 29 anos têm um perfil na rede. Vale ressaltar que o Instagram possui mais de 1 bilhão de contas ativas.
Yuri Busin, psicólogo especialista em Neurociência Cognitiva, afirma que o Instagram virou uma rede social de exibição, pois o que é postado representa somente uma fração da realidade.
“O Instagram é uma maquiagem da vida do outro”, comenta. Devido à comparação excessiva com outras pessoas, além da exposição própria na web à espera de curtidas e visualizações, o usuário se sente frustrado, nutrindo um sentimento de insuficiência – o que pode levar à ansiedade, depressão e até suicídio.
De acordo com o psicólogo, se expor e acompanhar exposições alheias nas mídias sociais ativam o cérebro da mesma forma que outras drogas, como cigarro e álcool. Como resultado, internautas estão cada vez mais viciados em estar conectados.
Para ele, este vício é consequência de uma geração transacional. Ou seja, um público jovem que não teve informações de como utilizar as redes sociais de forma benéfica.
“Os pais e a escola ensinam os malefícios e como administrar o uso de drogas lícitas e ilícitas. Eles explicam que se você beber muito pode ficar bêbado, ter ressaca e o que tudo isso resulta. Mas ninguém nos ensinou como devemos nos comportar nas mídias sociais, até porque isso ainda não está fechado… Há poucos estudos também”, afirma.
Acesse o site Viva Com Saúde Total e tenha acesso a várias dicas de saúde e vida saudável!
One thought on “Instagram é a pior rede social para saúde mental de jovens, diz pesquisa”